Blog

Convidados: Aprenda a Etiqueta sobre os Presentes

  |   Blog, Dicas e Truques

O Ateliê Ivana Beaumond oferece vestidos não apenas para as anfitriãs de casamentos, como também conta com trajes especiais para madrinhas, parentes e, até mesmo, para convidadas que querem investir em uma peça especial para um momento tão importante.

No entanto, se faz necessário não somente pensar acerca de como se estará vestido em um evento como este. É fundamental, também, pensar acerca do que dar de presente de casamento, quanto gastar e até mesmo as outras regras sociais que estão pré-estabelecidas.

Quer saber mais a respeito? Estamos revelando os mistérios da etiqueta do presente de casamento. Confira:

É interessante enviar dinheiro como presente?

Na Itália e em alguns países do Oriente Médio, é considerado extremamente rude presentear um casal com algo que não seja dinheiro. No entanto, isso varia de uma cultura para outra e, aqui no Brasil, há pombinhos que se sentem até satisfeitos com um valor extra para ajudar no orçamento.

O interessante é utilizar o bom senso. Que tal presentear com algo mais simples e dar o valor em dinheiro na hora da brincadeira da gravata, que é tradicional nas festas? Esta pode ser uma maneira de ajudar financeiramente sem constranger os noivos.

Já estou gastando com as roupas de madrinha/padrinho. Preciso comprar um presente caro?

Em primeiro lugar, faça um orçamento das suas despesas com a festa, incluindo a despedida de solteiro ou chá de lingerie organizado, seu traje e todos os outros pormenores que investirá para alegrar o casal.

Se o que sobrar for pouco, você pode optar por um pequeno presente, pessoal e significativo. Já se o seu orçamento for mais extenso, use a sua imaginação da maneira que preferir.

O que não vale é se prender à premissa de que padrinhos e madrinhas têm a obrigação de dar um presente extremamente caro. Cada um contribui com o que puder e isso deve ficar claro, inclusive, para os noivos.

Se o casal disser que NÃO quer presentes, devo dar algo mesmo assim?

Absolutamente, não. Se o casal expressar seus desejos e alegar que, realmente, só querem a sua presença, não seja insistente ou deselegante.

O que você pode fazer, como alternativa, é realizar uma doação em nome dos dois para uma instituição de caridade ou reverter o valor que seria gasto em uma ação social e nobre. Esta é uma forma que alegrar os dois e ainda sentir que fez algo especial com o dinheiro que seria investido em apenas um objeto!

Devo enviar um presente se não for à festa?

A regra de ouro dos presentes de casamento é que, se você receber um convite e o casal tiver incluído instruções específicas sobre como presentear (como uma lista em um site), você deve sempre fazê-lo, mesmo que não possa comparecer à cerimônia.

O momento ideal para fazer isso é quando você for confirmar que não estará na ocasião. Contudo, também é aceitável enviar um presente até dois meses após a data do casório.

Ainda assim, vale lembrar que não é educado um casal esperar (ou cobrar) esta atitude por parte de seus entes queridos. Portanto, se um convidado ausente não enviar um presente, isso não deve ser um pretexto para mágoas.

Não posso pagar nada na lista de presentes! E agora?

Quando um casal decide fazer uma lista de presentes, os convidados têm a liberdade de gastarem o quanto quiserem e puderem, dependendo do orçamento e do nível de intimidade que possuem com o casal.

Idealmente, os noivos devem escolher uma seleção de presentes que variem consideravelmente em valores, para que seus entes queridos tenham uma faixa de preço à sua escolha.

Contudo, se tudo estiver além do esperado e você não puder pagar por nenhum item, seja verdadeiro com os pombinhos e apresente uma opção que esteja dentro das suas condições. Uma dica é entrar em contato com a loja para ver se há outros itens mais acessíveis.

Mas, fique esperto! Se for comprar algo fora da lista, certifique-se de que o seu presente corresponde aos que o casal já escolheu. Por exemplo, se a lista tiver um conjunto de xícaras de chá, você pode adicionar um açucareiro da mesma coleção.

E, então, gostou das nossas dicas? Compartilhe com outros convidados que você conheça e, claro, coloque-as em prática. Temos certeza que os noivos irão adorar!