Blog

Dote: Desvende os Mistérios por trás desta Prática

  |   Blog, Dicas e Truques

Apesar de não se saber ao certo a origem desta prática, o dote é uma tradição antiga encontrada em diferentes culturas, religiões e períodos ao longo da história. Isso porque ele consiste em presentear o futuro cônjuge com um valor monetário substancial, servindo como um gesto carinhoso da família da noiva para agradecer ao rapaz por recebê-la em sua casa.

Mesmo sendo considerado antiquado, este contexto ainda é muito significativo e aplicado em inúmeros países ao redor do mundo. Por isso, a equipe Ivana Beaumond te conta mais sobre esta história, além de desmistificar alguns mitos que muitos ainda acreditam. Confira:

A história e o significado do dote

Durante o Império Romano, a família da noiva fornecia um dote ao noivo ou a seus pais, como forma de compensar o custo de vida que teriam com ela a partir da data do matrimônio.

No entanto, com o passar do tempo, tornou-se comum que alguns interesseiros explorassem este sistema. Logo, o que era para ser um presente e uma promessa de segurança de um parceiro para outro, se transformou em uma demanda financeira que resultou em rompimento de noivados, divórcio e até violência.

É por essa razão que países como Índia, Paquistão, Nepal, Grécia e Quênia aprovaram leis que tornam os dotes ilegais a qualquer título. Contudo, vale lembrar que existem tradições na África e também no Sul da Ásia que ainda mantém este costume.

Quem paga o dote?

Normalmente, o dote é pago pela família da noiva, que dá este valor ao pretendente, como já explicado anteriormente. Contudo, em algumas culturas, como é o caso da muçulmana, é o noivo que presenteia sua futura esposa e isso é extremamente natural.

Por este motivo, pode-se afirmar que este pagamento varia de acordo com diferentes culturas e religiões.

Quanto custa um dote?

O valor do dote depende de fatores como a classe social e a renda dos envolvidos. Inclusive, além do dinheiro, ele também pode vir na forma de joias, móveis, propriedades, um veículo e, até mesmo, um gado. Já conseguiu se imaginar recebendo um animal de presente?

Quando ele é concedido?

Os dotes são comumente concedidos pouco antes do casamento ou durante a cerimônia. Ainda assim, para os casos menos frequentes, este valor pode ser entregue após o evento – mesmo não sendo o mais recomendado.

O dote é uma forma do noivo comprar a futura esposa?

Quando o dote é dado pelo marido, ele pode ser, muitas vezes, intitulado como se o homem estivesse pagando por uma esposa. E isso, é claro, é um conceito completamente errôneo.

Afinal, embora algo de valor possa ser trocado entre os noivos, esta transação é considerada como um presente e não como uma relação de compra. Consegue entender a diferença?

A ideia por trás desta prática é que a mulher possa ter uma segurança, caso opte por deixar o marido, e que suas despesas sejam cobertas em qualquer eventualidade. Por isso, não há com o que se preocupar diante de um cenário como este.

E você, o que acha desta ideia?

Aqui no Brasil, a ideia do dote não é praticada há algum tempo. No entanto, o que você pensa a respeito deste conceito? Estaria aberta a presentear seu marido com um valor inicial para suprir seus gastos ou, até mesmo, receber um presente como este?

Comente nas redes sociais da Ivana Beaumond e, claro, aproveite para incluir o nosso ateliê na organização do seu casamento, garantindo seu vestido e trajes conosco.