Blog

Trajes masculinos: as maiores tendências da alfaiataria na história

  |   Blog, Dicas e Truques

Muito se afirma sobre a moda ser cíclica, mas quando se trata de alfaiataria as tendências parecem surgir em loopings tão rápidos que chega a ser difícil de acompanhar. A moda dos ternos masculinos está intimamente ligada à história, e neste post enumeramos alguns momentos importantes da linha do tempo da alfaiataria no mundo que continuam sendo revividos como tendência até os dias de hoje. Então, se você se interessa pela biografia da moda, confira essa lista feita pelo site Shortlist:

 

 

 

 

1. A Era Industrial (1920)

 

 

 

 

O grande pensador! O pioneiro! O arquiteto! O pilar da família, criador e entusiasta da empresa! Essa era a representação do homem ideal nesse período. Homens de posses que vestiam um propósito, em um momento onde todos usavam ternos, mas apenas alguns tinham dinheiro para mantê-los no guarda-roupa. A vanguarda da moda masculina era representada pela Grã-Bretanha e ditada pelas classes sociais mais altas, onde o príncipe Edward de Gales era geralmente considerado a referência em estilo. Outros ícones fashion da época eram  Joseph Kennedy e Howard Hughes.

 

 

trajes-masculinos-alfaiataria-história-ivana-beaumond-blog

traje-masculino-terno-alfaiataria-post-ivana-beaumond-paris-atelier

traje-masculino-terno-alfaiataria-ivana-beaumond-atelier

 

 

 

 

 

2. A Era do Cinema (1930)

 

 

 

Assim que a era de ouro do cinema hollywoodiano atingiu seu ápice, no início dos anos 1930, uma silhueta mais robusta e exagerada prevalecia na moda masculina. Já na metade da década, o clima mudou: jaquetas de terno mais justas e mais parecidas com os casacos leves de lã foram introduzidas e as calças se tornaram muito mais estreitas na direção do tornozelo.  Perfeitas para o homem moderno da época, representados em ícones como Clark Gable, Henry Fonda e James Stewart. 

 

 

trajes-masculinos-alfaiataria-padrinhos-noivos-ivana-beaumond-paris-atelier

trajes-masculinos-alfaiataria-blog-ivana-beaumond-paris-atelier

trajes-masculinos-alfaiataria-para-noivos-e-padrinhos-ivana-beaumond-paris-atelier

 

 

 

 

 

3. A Era da Alfaiataria Sob Medida (1940) 

 

O racionamento de tecidos que se seguiu ao início da Segunda Guerra Mundial trouxe um retorno à austeridade para o vestuário masculino, onde o foco era minimizar e modernizar o traje de dia. A flanela cinza tornou-se moda e as jaquetas foram cortadas o mais reto possível, priorizando cores escuras e cortes sóbrios e menos ousados. A guerra também trouxe uma tendência militar que foi se intensificando ao passar dos anos, trazendo uma silhueta mais marcada com calças mais apertadas e paletós longos de abotoar. Os ícones da moda nesse período foram Cary Grant, Humphrey Bogart e Spencer Tracy.

 

 

 

 

trajes-masculinos-alfaiataria-ternos-para-noivos-e-padrinhos-atelier-ivana-beaumond-paris

trajes-masculinos-estilista-atelier-ivana-beaumond-paris-noivas2

 

 

 

 

 

4. Era do Carisma (1950)

 

 

Frank Sinatra, Sammy Davis Jr. e Hugh Hefner foram algumas das personalidades da moda na década de 1950 – período onde o terno voltou a ser usado como casual wear pela alta sociedade, enquanto se tornou acessível para as classes mais baixas e foi adotado por elas como traje noturno. As maiores influências da moda nesse período foram os Teddy Boys – grupos de jovens fãs de rock que usavam roupas inspiradas na era eduardiana e foram muito populares na Inglaterra – e a Geração Beat.

 

 

 

 

trajes-masculinos-alfaiataria-história-ivana-beaumond-atelier

ivana-beaumond-paris-traje-masculino-terno-tuxedo-moda-masculina-noivo

 

 

 

 

 5. A Era da Cultura Pop (1960)

 

 

 

A chamada “Mod” (abreviação de Modernismo) foi uma subcultura que surgiu na inglaterra no início dos anos 60, composta de adolescentes de classe média aficcionados nas tendências da moda e da música cujas famílias faziam parte do comércio têxtil de Londres. Esse movimento, junto com a chamada Invasão Britânica do pop (com os Beatles) teve um grande impacto na alfaiataria da época, que passou a adotar ternos finos, calças de cano curto cortadas nos tornozelos e jaquetas sem gola. A década de 1960 também viu  renascimento da alfaiataria de Saville Row (famosa e tradicional rua de Londres onde trabalhavam os melhores alfaiates) e do estilo Hi-lo, misturando peças mais casuais como camisas polo e cardigans com  ternos. Celebridades como Peter Sellers, Paul McCartney e Michael Cane eram a referência em estilo da época.

 

 

 

 

terno-masculino-alfaiataria-vestido-de-noiva-ivana-beaumond-atelier2

trajes-masculinos-estilista-atelier-ivana-beaumond-paris-noivos-padrinhos

 

 

 

 

 

6. A Era do Hedonismo (1970)

 

 

O nascimento da discoteca concedeu aos ternos um novo papel a desempenhar e os transformou em uma arma para a sedução. Enquanto nos anos 60 houve uma predominância do casual chique, a geração da década de 1970 era composta de figurões e aspirantes a socialites que vestiam roupas de grife e tinham um estilo mais extravagante e libertino. Golas grandes, cores chamativas, calças largas e saltos maiores nos sapatos faziam parte da moda ostentação que se consagrou em ícones como David Bowie, Jack Nicholson e Mick Jagger.

 

 

 

 

trajes-masculinos-estilista-atelier-ivana-beaumond-paris-noivos

trajes-masculinos-para-noivos-e-padrinhos-atelier-ivana-beaumond-ternos

 

 

 

 

 

7. A Era da Desconstrução (1980)

 

O estilista Giorgio Armani foi o grande responsável pela revolução da moda para homens dessa década, criando uma nova silhueta para a alfaiataria masculina tradicional. O forro e o revestimento das jaquetas foram removidos, e foram usados tecidos leves como linho para calças mais confortáveis. Atores como Richard Gere e Michael Douglas eternizaram esse estilo em filmes como Gigolô Americano e Wall Street.

 

 

 

 

trajes-masculinos-estilista-atelier-ivana-beaumond-paris-casamentos

ternos-masculinos-trajes-a-rigor-ivana-beaumond-atelier

traje-masculino-terno-alfaiataria-ivana-beaumond-atelier-noivas-noivo-terno

 

 

 

 

 

8. A Era do Minimalismo (1990)

 

 

A obsessão dos anos 90 com o minimalismo e uma abordagem mais intelectual da moda deram origem a um estilo onde a cor predominante era o preto fosco. Graças a filmes como Cães de Aluguel e Pulp Fiction, ternos esguios, calças justas, camisas brancas e gravatas pretas esbeltas fizeram seu tão esperado retorno. John Travolta e Samuel L. Jackson representam bem esse estereótipo em seus personagens, assim como o ator Christian Bale em Psicopata Americano.

 

 

 

 

trajes-masculinos-estilista-atelier-ivana-beaumond-paris-noivos2

 

 

 

 

9. A Era Metrossexual (2000)

 

 

Como uma reação ao minimalismo monocromático dos anos 90, a chegada do Novo Milênio aflorou um hedonismo e uma necessidade de ostentação que estavam reprimidas desde a década anterior. As celebridades não tinham medo de expor seu lado mais extravagante e feminino, preferindo tecidos como veludos estampados, bordados e outras tendências que antes seriam consideradas exageros. Algumas das estrelas que ditavam a moda nesse período eram David Beckham, P. Diddy e Justin Timberlake.

 

 

 

A Family Celebration 2001

traje-masculino-atelier-ivana-beaumond-noivas

atelier-ivana-beaumond-vestido-de-noiva-traje-masculino

 

 

 

 10. A Era do Retrossexual (2010)

 

 

Novamente, a moda reagiu à “masculinidade suave” do início de 2000, e a alta costura masculina assumiu um estilo mais sóbrio e sofisticado, fortemente influenciado pela série Mad Men e pela alfaiataria sob medida de 1950. Jake Gyllenhaal, Tom Ford e Jon Hamm foram ícones de estilo nesse período.

 

 

 

ivana-beaumond-paris-atelier-trajes-masculinos

trajes-de-festa-masculinos-atelier-ivana-beaumond-paris

 

 

 

 

 

11. A Era da Diversão (De 2016 até hoje)

 

As cores estão de volta. A diversão está de volta. A experimentação está de volta. Agora que o interesse masculino pela moda não é mais uma novidade, muitos homens aproveitaram a oportunidade para desfilarem em ternos polidos e darem um pouco mais de vida aos modelos. Sem a presença de uma tendência dominante, o homem moderno se sente a vontade para experimentar a sua própria mistura de estilos e inspirações, como fazem celebridades como ASAP Rocky, Donald Glover e Nick Jonas nos tapetes vermelhos dos eventos de gala.

 

 

 

 

traje-de-alfaiataria-ivana-beaumond-paris-atelier

moda-masculina-traje-alfaiataria-terno-ivana-beaumond-atelier

ternos-ivana-beaumond-paris-traje-masculino-alfaiataria

 

 

 

 

Não deixe de conferir também a nossa coleção de ternos masculinos neste link

 

 

Traduzido de A Brief Story of Suits, por Shortlist.com

Imagens: Shortlist, Pinterest.

 

 

 

Gostou? Siga nosso instagram @ivanabeaumond e curta nossa fanpage Ivana Beaumond para ficar por dentro de tudo o que rola no mundo das noivas, e conheça nossos Melhores Modelos de Vestidos de Noivas Nacionais, Importados e Sob Medida.