Blog

Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre a Libation Ceremony

  |   Blog, Dicas e Truques

Muitos casais reservam um tempo em seu matrimônio para reconhecer e homenagear aqueles que já faleceram e uma maneira que alguns povos encontraram para fazer isso foi através da Libation Ceremony – ou uma Cerimônia de Libertação, em português.

Com origem africana, este ritual remonta aos tempos antigos e desempenha um grande papel nas sociedades provenientes desta região, especialmente nas culturas Iorubá e Igbo.

Nelas, especificamente, este momento era tido como um chamado para que os deuses e ancestrais participassem dos eventos que envolvem o casamento e, assim, abençoassem os pombinhos. No entanto, na modernidade, estas cerimônias passaram a assumir diferentes formas e, ao invés de cultuar divindades e pedir por uma intervenção, este instante se transformou em uma verdadeira reverência aos que já fizeram parte daquele ciclo familiar.

Assim, a tradição passou a conter uma oração ou discurso feito para celebrar o amor e o legado que a pessoa falecida deixou para os que ficaram, como uma avó, um pai, mãe ou até mesmo uma pessoa especial para os noivos e para os que estão presentes.

A partir daí, no início da cerimônia de casamento, é feita uma pausa para que a Libation Ceremony ocorra e, uma vez iniciada, são escolhidos líquidos diferentes para serem derramados na terra (se for ao ar livre) ou em uma planta viva que esteja no (ou seja levada para o) ambiente.

Em geral, é comum que o casal opte por água, para simbolizar a pureza e santidade; licor, para proteger sua caminhada e vida juntos; ou vinho, para trazer companheirismo e amizade. Tudo sempre vibrando em muitas sensações positivas e desejando bons momentos para a nova família que se inicia.

Dessa maneira, é possível não apenas celebrar o evento, como fazer uma alusão à cultura africana (algo extremamente representativo para muitos noivos) e ainda marcar o momento para realizar uma pequena reverência a quem deveria estar no evento, mas não teve a oportunidade e agora se encontra em um lugar melhor.

E você, já pensou em homenagear um ente querido em seu casamento? Se sim, fez isso de que maneira? Nos conte nas redes sociais da Ivana Beaumond e, claro, não perca a chance de pensar na sua própria forma de lembrar de quem ama em um dia tão especial.

Estamos curiosos para saber quão criativa você foi nesse momento e temos certeza que seu comentário pode inspirar muitas noivinhas a realizarem este gesto.